Aguarde...

Benvindos

Caracterização

Pontével é uma freguesia portuguesa do concelho do Cartaxo, distrito de Santarém,  com 27,84 km² de área e 4 614 habitantes (2011). A sua densidade populacional é 165,7 hab/km².

A sua sede situa-se na vila do mesmo nome e tem por padroeira, Nossa Senhora da Purificação, também conhecida por Nossa Senhora das Candeias.

Tem como orago Nossa Senhora da Purificação (Nossa Senhora das Candeias). 

É constituída pelas localidades de Casais da Amendoeira, Casais Penedos, Casais Lagartos, Cruz do Campo, Casais Luízes, Casais das Areias, Casais d'Alcaria, Rosmaninho, Oira, Capeludos e Vale de Choupos.

A Freguesia de Pontével confronta com a Freguesia de Aveiras de Cima, com a Freguesia de Aveiras de Baixo e com a Freguesia de Vale do Paraíso. pertencentes ao Concelho de Azambuja.

Em relação ao Concelho do Cartaxo a Freguesia de Pontével confronta com a União das Freguesias de Ereira e Lapa, com a União de Freguesias do Cartaxo e Vale da Pinta e com a Freguesia de Vale da Pedra.

Geminações

A freguesia de Pontével está geminada com a freguesia de Angeja, do concelho de Albergaria-a-Velha.

13 Pontes

Em Portugal existem 13 Freguesias que contêm, na sua designação, o termo "ponte". Esta particularidade levou à criação de um projeto inédito, lançado pela Freguesia de Ponte do Rol, que em 2006 desafiou as suas congéneres a criar uma associação que permitisse estreitar relações e desenvolver intercâmbios de âmbito social e cultural.

Aos objetivos do intercâmbio e da troca de experiências, associa-se a divulgação do património. Com uma riqueza natural e arquitetónica ímpares, estas 13 Freguesias beneficiam, na sua maioria, de uma ruralidade que valoriza um quotidiano baseado na preservação dos costumes e das tradições. Esta qualidade subsiste lado a lado com refúgios naturais, em alguns casos, ainda por descobrir, possibilitando um encontro profundo entre a vegetação e os cursos de água, tão predominantes nestes territórios. No fundo, uma perfeita harmonia entre o que a natureza fez e o que o homem conservou.

Com características geográficas e culturais distintas, as Freguesias que incorporam esta associação são as seguintes:

► Vila da Ponte (concelho de Sernancelhe, distrito de Viseu)
► Aldeia da ponte (concelho do Sabugal, distrito da Guarda)
► Gâmbia - Pontes - Alto do Guerra (concelho e distrito de Setúbal)
► Ponte (concelho de Guimarães, distrito de Braga)
► Ponte (concelho de Vila Verde, distrito de Braga)
► Ponte da Barca (concelho de Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo)
► Ponte de Lima (Concelho de Ponte de Lima, distrito de Viana do Castelo)
► Ponte de Sor (concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre)
► Ponte de Vagos (concelho de Vagos, distrito de Aveiro)
► Ponte do Rol (concelho de Torres Vedras, distrito de Lisboa)
► Pontével (concelho do Cartaxo, distrito de Santarém)
► Regueira de Pontes (concelho e distrito de Leiria)
► Vila da Ponte (concelho de Montalegre, distrito de Vila Real)



Partilhar